No último mês de dezembro, o arquiteto do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) André Cavaco realizou visita técnica as instalações da antiga fábrica de beneficiamento de sardinha Kamome. O convite partiu do IPEMAR que, na ocasião, apresentou o projeto de requalificação para o espaço.
A ideia é transformar a área em um pólo de inovação e educação, congregando atividades ligadas a pesquisa marinha, maricultura, tecnologias ambientais, ensino técnico e cultura.
A Kamome foi a última indústria do setor a fechar as portas em 1992, encerrando um importante ciclo econômico para o município de Angra dos Reis (RJ). Transformar um prédio de tamanho valor histórico em um ponto propulsor de desenvolvimento é de um especial simbolismo.
“O projeto de revitalização das instalações da Kamome tem muito a contribuir para a preservação da Ilha Grande, e consequentemente do patrimônio cultural fluminense, não só por pretender reabilitar um espaço tão icônico para a história de ocupação da Ilha, mas também por se mostrar como um grande exemplo de como atividades cientificas nos campos da pesquisa, inovação e tecnologia podem estar alinhadas a ações na área de educação, memória e cultura em prol de um futuro mais sustentável desse nosso estupendo patrimônio”, declarou André Cavaco.
O projeto Kamome está em fase de captação de recurso para elaboração de proposta arquitetônica.