IPEMAR
O Instituto de Pesquisas Marinhas, Arquitetura e Recursos Renováveis (IPEMAR) é uma associação civil de direito privado, sem finalidades lucrativas, com sede na região da Baia da Ilha Grande, litoral sul do Estado do Rio de Janeiro.
O IPEMAR tem por objetivo fomentar a maricultura, em especial por meio do desenvolvimento de tecnologias e pesquisas nas áreas de infraestrutura e produção, pelo apoio a elaboração de planos e políticas públicas para o setor e pelo incentivo a disseminação da atividade no Brasil.
Nas áreas onde está presente, o IPEMAR trabalha sob a perspectiva da sustentabilidade territorial. Por isso, além dos projetos voltados para o mar, atua nas vilas costeiras em temas como gestão ambiental, urbanismo, educação e cultura.
Áreas de Atuação
![](https://ipemar.org.br/site/wp-content/uploads/2018/05/avatar-nucleo-pesquisaas-marinhas.png)
Pesquisas Marinhas
O Núcleo de Pesquisas Marinhas desenvolve trabalhos aplicados às atividades de maricultura e pesca, tais como:
• Estudo e monitoramento de informações oceanográficas;
• Reprodução de organismos marinhos em laboratório;
• Estudos e desenvolvimento de soluções para cultivo e criação de organismos marinhos.
![](https://ipemar.org.br/site/wp-content/uploads/2018/05/avatar-nucleo-tecnologias.png)
Tecnologias Ambientais
O Núcleo de Tecnologias Ambientais tem por objetivo criar soluções aplicadas a maricultura e a gestão ambiental de vilas costeiras, tais como:
• Desenvolvimento de infraestrutura marítima;
• Automatização da coleta de dados oceanográficos;
• Desenvolvimento de sistemas alternativos para tratamento de efluentes;
• Estudos e aplicação de formas alternativas de energia.
![](https://ipemar.org.br/site/wp-content/uploads/2018/05/avatar-nucleo-educacao.png)
Educação
O Núcleo de Educação tem por objetivo contribuir com a formação de crianças, jovens e adultos, tendo como diretrizes três temas balizadores:
• Qualificação profissional;
• Sensibilização ambiental;
• Desenvolvimento de formas de expressão e habilidades artísticas.
![](https://ipemar.org.br/site/wp-content/uploads/2018/05/avatar-nucleo-cultura.png)
Cultura
O Núcleo de Cultura objetiva promover ações culturais a partir e para as populações das vilas costeiras, tais como:
• Estudos das histórias e memórias locais;
• Valorização das formas de ser e fazer locais;
• Produção de atividades artísticas e culturais.
![](https://ipemar.org.br/site/wp-content/uploads/2018/05/avatar-nucleo-arquitetura.png)
Arquitetura e Urbanismo
O Núcleo de Arquitetura e Urbanismo atua no apoio a organização urbana de vilas costeiras, por meio de ações tais como:
• Elaboração de projetos urbano-paisagísticos para as vilas costeiras;
• Assessoria e mediação para construção de planos locais.
Equipe
![](https://ipemar.org.br/site/wp-content/uploads/2018/03/Ady-Evaristo-foto-1-233x300.jpg)
ADY EVARISTO
Ady é formado em Engenharia de Pesca pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e atua no desenvolvimento de estruturas e tecnologias eco eficientes no setor náutico e nas áreas de pesca e aquicultura.
![](https://ipemar.org.br/site/wp-content/uploads/2018/03/amanda-233x300.jpg)
AMANDA HADAMA
Amanda é formada em Letras pela USP, pós-graduada em Produção Cultural pela Universidade Candido Mendes e mestre em “Cultura e Territorialidades” pela Universidade Federal Fluminense. É pesquisadora em arte e cultura, coordenou projetos como o “Festival da Cultura Japonesa na Ilha Grande” e “No Tempo do Dashico”. Trabalha no setor público em Angra dos Reis.
![](https://ipemar.org.br/site/wp-content/uploads/2018/03/artur-233x300.jpg)
ARTUR NISHIOKA ROMBENSO
Artur é professor doutor da Universidade Autônoma da Baja Califórnia (México) e integrante do grupo de nutrição de organismos aquáticos. Trabalha há nove anos com aquacultura, desenvolvendo pesquisas básicas e aplicadas (mais de 45 artigos científicos e técnicos publicados) com colaborações nacionais e internacionais. É coeditor da revista Aquaculture Brasil.
![](https://ipemar.org.br/site/wp-content/uploads/2018/05/edu-ipemar-233x300.jpg)
EDUARDO AMARO
Eduardo é empresário. Desde 2007, dirige a Ecopipe, empresa especializada em oferecer soluções em polietileno para diversos segmentos do mercado. Atualmente, investe no desenvolvimento de estruturas e tecnologias para o ambiente aquático para atividades como a maricultura e o turismo.
![](https://ipemar.org.br/site/wp-content/uploads/2020/07/huderson.jpg)
HUDERSON SANTOS
Huderson é formado em Engenharia Mecatrônica. Atua no desenvolvimento de sistemas de telemetria marinha, no monitoramento de qualidade de água em piscicultura e em sistemas de automação para aquicultura.
![](https://ipemar.org.br/site/wp-content/uploads/2018/05/ipemar-Luciano-233x300.jpg)
LUCIANO ANDRADE
Luciano é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Geraldo di Biase em Volta Redonda (RJ). Atualmente, suas pesquisas e seu trabalho são voltados para projeto e desenho urbano. No final de 2013, iniciou junto à comunidade da Praia do Bananal (Ilha Grande) um projeto de requalificação urbanística e paisagística da vila.
![](https://ipemar.org.br/site/wp-content/uploads/2018/05/luciano-ipemar-1-233x300.jpg)
KAZUO TONACK
Kazuo atua nas áreas de turismo subaquático e maricultura. Inaugurou, há cerca de oito anos, a criação do peixe bijupirá em Ilha Grande. Como presidente da AMBIG (Associação de Maricultores da Baia da Ilha Grande) contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor na região.
![](https://ipemar.org.br/site/wp-content/uploads/2018/05/patricia-ipemar-233x300.jpg)
PATRÍCIA MERLIN
Patrícia é formada em Aquicultura pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, ocupa o cargo de gerente de produção da Maricultura Costa Verde e é responsável técnica do laboratório de produção de alevinos de bijupirá (Rachycentron canadum) em Ilha Grande.
![](https://ipemar.org.br/site/wp-content/uploads/2020/07/SHEILA.png)
DRA. SHEYLA VARGAS
Sheyla é graduada em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Anhanguera (2007), com mestrado e doutorado em Zooctenia – qualidade e produtividade animal, pela Universidade de São Paulo. Fez estágio de doutoramento junto à Università degli Studi di Firenze, Dipartimento di Scienze Zootecniche, em Firenze, Itália e pós-doc na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo, campus de Pirassununga, atuando principalmente nos seguintes temas: aquicultura, piscicultura, qualidade e processamento de pescado, bem- estar de peixes e métodos de insensibilização pré-abate de peixes. Atualmente, é chefe de pesquisa e desenvolvimento e gerente de aquacultura na empresa Aquaeficiência.