IPEMAR

O Instituto de Pesquisas Marinhas, Arquitetura e Recursos Renováveis (IPEMAR) é uma associação civil de direito privado, sem finalidades lucrativas, com sede na região da Baia da Ilha Grande, litoral sul do Estado do Rio de Janeiro.

O IPEMAR tem por objetivo fomentar a maricultura, em especial por meio do desenvolvimento de tecnologias e pesquisas nas áreas de infraestrutura e produção, pelo apoio a elaboração de planos e políticas públicas para o setor e pelo incentivo a disseminação da atividade no Brasil.

Nas áreas onde está presente, o IPEMAR trabalha sob a perspectiva da sustentabilidade territorial. Por isso, além dos projetos voltados para o mar, atua nas vilas costeiras em temas como gestão ambiental, urbanismo, educação e cultura.

Áreas de Atuação

Pesquisas Marinhas

O Núcleo de Pesquisas Marinhas desenvolve trabalhos aplicados às atividades de maricultura e pesca, tais como:
• Estudo e monitoramento de informações oceanográficas;
• Reprodução de organismos marinhos em laboratório;
• Estudos e desenvolvimento de soluções para cultivo e criação de organismos marinhos.

Tecnologias Ambientais

O Núcleo de Tecnologias Ambientais tem por objetivo criar soluções aplicadas a maricultura e a gestão ambiental de vilas costeiras, tais como:
• Desenvolvimento de infraestrutura marítima;
• Automatização da coleta de dados oceanográficos;
• Desenvolvimento de sistemas alternativos para tratamento de efluentes;
• Estudos e aplicação de formas alternativas de energia.

Educação

O Núcleo de Educação tem por objetivo contribuir com a formação de crianças, jovens e adultos, tendo como diretrizes três temas balizadores:
• Qualificação profissional;
• Sensibilização ambiental;
• Desenvolvimento de formas de expressão e habilidades artísticas.

Cultura

O Núcleo de Cultura objetiva promover ações culturais a partir e para as populações das vilas costeiras, tais como:
• Estudos das histórias e memórias locais;
• Valorização das formas de ser e fazer locais;
• Produção de atividades artísticas e culturais.

Arquitetura e Urbanismo

O Núcleo de Arquitetura e Urbanismo atua no apoio a organização urbana de vilas costeiras, por meio de ações tais como:
• Elaboração de projetos urbano-paisagísticos para as vilas costeiras;
• Assessoria e mediação para construção de planos locais.

Equipe

ADY EVARISTO

Núcleo de Tecnologias Ambientais

ady@ipemar.org.br

Ady é formado em Engenharia de Pesca pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e atua no desenvolvimento de estruturas e tecnologias eco eficientes no setor náutico e nas áreas de pesca e aquicultura.

AMANDA HADAMA

Núcleo de Cultura

amanda@ipemar.org.br

Amanda é formada em Letras pela USP e pós-graduada em Produção Cultural pela Universidade Candido Mendes. Atualmente, é mestranda em “Cultura e Territorialidades” pela Universidade Federal Fluminense. É produtora cultural, coordenou projetos como o “Festival da Cultura Japonesa na Ilha Grande” e “No Tempo do Dashico”. Trabalhou no setor público, desenvolvendo programas na área de turismo em Angra dos Reis.

ANDRÉ ARAÚJO

Núcleo de Pesquisas Marinhas

andre@ipemar.org.br

André é biólogo, especialista em Ciências Ambientais e Analista de Recursos Pesqueiros da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – FIPERJ. Há doze anos, desenvolve  projetos de fomento e monitoramento  da aquicultura marinha e pesca artesanal.

ARTUR NISHIOKA ROMBENSO

Núcleo de Pesquisas Marinhas

artur@ipemar.org.br

Artur é professor doutor da Universidade Autônoma da Baja Califórnia (México) e integrante do grupo de nutrição de organismos aquáticos. Trabalha há nove anos com aquacultura, desenvolvendo pesquisas básicas e aplicadas (mais de 45 artigos científicos e técnicos publicados) com colaborações nacionais e internacionais. É coeditor da revista Aquaculture Brasil.

EDUARDO AMARO

Núcleo de Tecnologias Ambientais

eduardo@ipemar.org.br

Eduardo é empresário. Desde 2007, dirige a Ecopipe, empresa especializada em oferecer soluções em polietileno para diversos segmentos do mercado. Atualmente, investe no desenvolvimento de estruturas e tecnologias para o ambiente aquático para atividades como a maricultura e o turismo.

JÚLIO CÉSAR AVELAR

Núcleo de Pesquisas Marinhas

julio@ipemar.org.br

Júlio é graduado em Oceanografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal Fluminense. Atua há mais de trinta anos nas áreas de maricultura e pesca, na elaboração de planos de manejo de unidades de conservação e como consultor ambiental, tanto setor público, quanto no privado.

LUCIANO ANDRADE

Núcleo de Arquitetura e Urbanismo

luciano@ipemar.org.br

Luciano é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Geraldo di Biase em Volta Redonda (RJ). Atualmente, suas pesquisas e seu trabalho são voltados para projeto e desenho urbano. No final de 2013, iniciou junto à comunidade da Praia do Bananal (Ilha Grande) um projeto de requalificação urbanística e paisagística da vila.

NADINE PAIXÃO

Núcleo de Pesquisas Marinhas

nadine@ipemar.org.br

Nadine é graduada e mestre em Oceanografia pela Universidade de São Paulo. Durante a pesquisa de mestrado trabalhou a interdisciplinaridade da oceanografia como ferramenta para o ensino de ciências nos anos iniciais de escolarização. Atualmente é Analista Ambiental na Prefeitura de Angra dos Reis.

KAZUO TONACK

Núcleo de Educação

kazuo@ipemar.org.br

Kazuo atua nas áreas de turismo subaquático e maricultura. Inaugurou, há cerca de oito anos, a criação do peixe bijupirá em Ilha Grande. Como presidente da AMBIG (Associação de Maricultores da Baia da Ilha Grande) contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor na região.

PATRÍCIA MERLIN

Núcleo de Pesquisas Marinhas

patricia@ipemar.org.br

Patrícia é formada em Aquicultura pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, ocupa o cargo de gerente de produção da Maricultura Costa Verde e é responsável técnica do laboratório de produção de alevinos de bijupirá (Rachycentron canadum) em Ilha Grande.

Parceiros