Entre os dias 19 e 23 de março, aconteceu o primeiro encontro da Blueco Net, um grupo de pesquisa germano-brasileira focado no desenvolvimento bio-econômico da aquacultura. O evento ocorreu na cidade de Florianópolis e contou com instituições de pesquisa, empresas e órgãos públicos dos dois países.
O Blueco tem como diretrizes a segurança alimentar e a produção sustentável de comida saudável e segura. A gestão da rede é feita pelo instituto alemão ‘TTZ Bremerhaven’.
Na ocasião, Ady Evaristo, engenheiro de pesca e membro do Ipemar, apresentou os projetos gerenciados pelo instituto e destacou o potencial para o desenvolvimento do setor na Baia da Ilha Grande. A proposta da Escola de Maricultura despertou especial interesse entre os presentes.
Além do Ipemar, fazem parte da rede a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Ecopipe, Ecofloat, Agertek, Ad Oceanum, Ttz Bremerhaven (TTZ), University of Applied Sciences Bremerhaven (HSBHV), Thünen – Institute of Fisheries Ecology (TI-FI), Leibniz Center for Tropical Marine Research (ZMT), University of Veterinary Medicine Hanover (TIHO), Alfred – Wegener Institute, Helmholtz Centre for Polar & Marine Research (AWI).
“Essa primeira rodada de conversa foi importante para que cada instituição conhecesse as pesquisas e iniciativas em andamento e pudesse identificar pontos em comum entre seus trabalhos. O Núcleo de Pesquisas Marinhas do IPEMAR tem muito a contribuir, sobretudo por dispor de áreas e estrutura para pesquisas aplicadas”, destacou Ady.