Nos dias 23, 24 e 25 de maio, acontecerá o 5° Fórum Internacional sobre Patrimônio Arquitetônico, no Museu Histórico Nacional e no Paço Imperial no Rio de Janeiro. Nesse ano, o evento coloca em discussão a questão da reutilização e reabilitação do patrimônio edificado.  A ideia é refletir sobre a importância da adequação do reuso das edificações como garantia de preservação, de sustentabilidade do ambiente, de resiliência urbana, de resguardo da memória coletiva e identidade das populações. O encontro conta com o apoio do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

O Ipemar participará do fórum, com a apresentação do pôster O reúso de edifícios emblemáticos e a preservação da paisagem: proposta de intervenção na antiga Fábrica de Beneficiamento de Pescados Kamome”. A produtora cultural Amanda Hadama (Ipemar) e o arquiteto André Cavaco (Inepac) irão expor os planos de intervenção para o prédio.

Localizada na praia de Matariz,  Ilha Grande (Angra dos Reis – RJ), a Kamome possui área aproximada de 6500 m² e está desativada desde 1992. O Ipemar, a partir de uma parceria com a Ebrapesca, empresa proprietária do bem, está estruturando um projeto para transformar o local em um espaço multifuncional, onde atividades de pesquisa marinha, educação e cultura serão desenvolvidas.

“Penso que a Kamome poderá transformar-se em um centro propulsor de inovação e desenvolvimento. O fato da construção ser de grande valor histórico para a região é simbólico, pois une tradição e futuro”, declara Amanda.