Notícias

Cercodepesca_

Cerco flutuante é tema de publicação da FIPERJ

A FIPERJ – Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, recentemente, lançou a publicação “Cerco Fixo Flutuante – uma arte de pesca sustentável”. O livro, que conta com relatos dos mestres do cerco e amplas imagens da arte pesqueira, traz um breve panorama da prática na Baia da Ilha Grande.

agosto 7, 2018
destacada

Atividades de agroecologia tem início em Ilha Grande

Nessa última terça-feira, dia 10 (julho), foi realizada a primeira atividade do projeto de agroecologia nas vilas de Ilha Grande. Associada às práticas de agroecologia, a ideia é abordar temas relacionados a educação ambiental e a história da agricultura na Ilha Grande.

julho 20, 2018
Isla_BAJA023

Proposta da Kamome na FIPA

O Ipemar participará do fórum, com a apresentação do pôster “O reúso de edifícios emblemáticos e a preservação da paisagem: proposta de intervenção na antiga Fábrica de Beneficiamento de Pescados Kamome”. A produtora cultural Amanda Hadama (Ipemar) e o arquiteto André Cavaco (Inepac) irão expor os planos de intervenção para o prédio.

maio 11, 2018
eduardo-sardinha-ipemar-ilha-grande-49

Ipemar no Blueco Net

Entre os dias 19 e 23 de março, aconteceu o primeiro encontro da Blueco Net, um grupo de pesquisa germano-brasileira focado no desenvolvimento bioeconômico da aquacultura. O evento ocorreu na cidade de Florianópolis e contou com instituições de pesquisa, empresas e órgãos públicos dos dois países.

março 25, 2018
eduardo-sardinha-ipemar-ilha-grande-6984

Inepac declara valor histórico da Kamome

No último mês de dezembro, o arquiteto do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) André Cavaco realizou visita técnica as instalações da antiga fábrica de beneficiamento de sardinha Kamome. O convite partiu do IPEMAR que, na ocasião, apresentou o projeto de requalificação para o espaço.

março 19, 2018
eduardo-sardinha-ipemar-ilha-grande-7359

Para começar

O Ipemar – Instituto de Pesquisas Marinhas, Arquitetura e Recursos Renováveis foi finalmente fundado nesse ano de 2016. Embora, recém constituído, o Ipemar é resultado de um trabalho desenvolvido já há alguns anos, por profissionais de diferentes áreas operando em rede. Esse grupo, então, resolveu potencializar suas ações por meio de uma entidade própria.

março 1, 2016